terça-feira, 12 de julho de 2011

Formação do Leitor

" O livro é aquele brinquedo, por incrível que pareça. que entre um mistério e um segredo, põe ideia na cabeça" (M.D)

   Se levarmos em conta a própria história da humanidade, e de como ela chegou até os nossos dias, desde o Alcorão e a Bíblia, concluiremos que " a palavra"  nos diferencia dos outros seres vivos através dos séculos é responsável por sua travessia.
   Na verdade, não sabemos desde quando a oralidade fez rolar histórias como O Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e os Sete Anões e tantas outras que , hoje ainda, fazem o deleite e o sonho das crianças do mundo inteiro.
   Sabemos, isto sim, foi lá pelos anos 1700 que dois alemães,os Irmãos Grimm, se puseram em campo, coletando e organizando essas histórias entre as pessoas idosas, sendo citadas inclusive como seus "autores."
   Hans Christian Andersen, autor de 120 belas histórias, entre elas A Sereiazinha, uma verdadeira obra-prima de delicadeza e ternura, também foi um pesquisador e organizador dessa tradição oral.
    É lendo que se aprende a ler, escrever e interpretar.
   As crianças brasileiras passa, em média, seis horas diárias em frente à televisão, e, na sua maioria, ignora a fantasia de uma história, a ternura de um poema, o mistério de uma lenda, o mágico encontro com um livrinho.
   A tv, como processo, é uma das maiores invenções da humanidade, aproximou povos, encurtou distâncias, desvendou realidades ignoradas, mas não veio para substituir o livro, e sim para somar- se a ele, dando o primeiro enfoque da comunicaçaõ, a ser aprofundada n aleitura e na pesquisa.(O livro intantil e a formação do leitor- Maria Dinorah)
      "Com a literatura infantil formaremos "pequenos, grandes leitores".

Nenhum comentário:

Postar um comentário