quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

 

Olá! Pessoal.

Muito tempo sem aparecer por aqui.  Hoje resolvi retomar meus estudos e escrever mais por aqui. Desde já muito obrigada por passarem por aqui. 

Vocês sabem como foi que as histórias e contos começaram a fazer parte das tardes e noites lá na Alemanha? É foi lá que tudo começou.

No século XIX na Alemanha dois irmãos até tinham uma outra profissão, não eram escritores, começaram a popularizar histórias e contos.

     Esses irmãos eram conhecidos como irmãos Grimm, nascidos em Hanau- Alemanha os irmãos eram conhecidos como os Alemães. Jacob Grimm nasceu em 1785 e o Wilhelm Grimm em 1786, eram filhos de um jurista e começaram seus estudos na área de direito e dedicarem-se a literatura.

   Jacob Grimm e Wilhelm Grimm queriam garantir que a Alemanha, que ainda não era uma nação unificada na época, tivesse sua língua e sua cultura protegidas, e começaram, então, a trabalhar para preservar histórias populares que eram passadas oralmente de geração em geração. Eles ouviam as histórias contadas por amigos, familiares e estranhos, e registravam todas elas em texto.

Os textos registrados pelos irmãos resultou no livro os contos de fadas para o lar e as crianças, foi publicado em dois volumes ( 1812 e 1815) com 200 contos, tornou uma grande contribuição para literatura mundial.

 Com o passar dos anos alguns escritores traduziram os contos e histórias. O meu preferido é o que a Tatiana Belinky traduziu,os contos foram publicados no ano de 1989 pelo editora Paulus e contém 49 contos.

As histórias originais contadas pelo povo alemão eram muito menos românticas e bem mais sombrias do que as versões que hoje conhecemos. Os irmãos Grimm tentaram dar um tom mais suave a elas.

A verdadeira história da Cinderela - Irmãos Grimm

Na história original da Cinderela, a personagem é ajudada por uma amendoeira mágica e não uma fada madrinha. E suas irmãs chegam a cortar os próprios pés para fazer com que os sapatinhos lhes caibam. Elas quase enganam o príncipe, mas duas pombinhas que estavam na árvore mágica chamam a atenção para os pés ensanguentados das meninas. Só assim o príncipe descobre a verdadeira Cinderela.

A verdadeira história da Chapeuzinho Vermelho - Irmãos Grimm

O conto da Chapeuzinho Vermelho é bem parecido com a história que conhecemos, se não fosse por um detalhe bastante macabro: o lobo realmente come a vovó. E também a Chapeuzinho. De de tanto comer, ele se deita, dorme e ronca tão alto que chama a atenção de um caçador. O caçador, então, entra na casa, abre a barriga do lobo (enquanto ele dorme) e retira a vó e a neta de lá de dentro. Para completar, ele enche a barriga do lobo de pedras. Quando o bicho acorda, ele tenta escapar, mas as pedras estão tão pesadas que o lobo cai e morre.

A verdadeira história da Rapunzel - Irmãos Grimm

O livro dos irmãos Grimm revela uma Rapunzel e um príncipe mais sofredores do que conhecemos. Depois de descobrir o relacionamento amoroso de Rapunzel e do príncipe, a bruxa corta as tranças da menina, que estava grávida, e a abandona no deserto. O príncipe, sem saber do que aconteceu, volta a torre. Quando chega lá em cima, subindo através das tranças que foram arrancadas da cabeça de Rapunzel, ele dá de cara com a bruxa. Desesperado, se joga lá do alto e acaba ficando cego por ter caído sobre os espinhos. O príncipe começa a vagar por muito tempo até finalmente chegar ao deserto e reconhecer o canto de Rapunzel, que estava criando sozinha os filhos gêmeos do casal em pleno deserto. Rapunzel chora e suas lágrimas curam o príncipe, devolvendo sua visão.

Bom por hoje é só. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário