quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

 




Sugestões para organizar e planejar as atividades com leituras.

Para cada livro escolhido é preciso ter claro os objetivos e as metodologias.

Aqui irei sugerir livros e metodologias simples, para que a história lida seja usada a favor da alfabetização leitora (assim que refiro aos alunos que pretendo despertar o prazer da leitura)

Para conseguir despertar e formar um leitor é preciso não ter preguiça, coloque a mão na massa e vamos à luta, hoje temos diversos concorrentes e por sinal mais interessante que um livro.

O primeiro passo é ter organização e o principal planejamento. Quando falo que o planejamento é o principal me refiro a vocês saberem exatamente o que querem com tal histórias. Existem momentos em sala de aula que o professor se depara com muitos desafios, alguns que são comuns em quase todas as escolas. (convivência em grupo, respeitar o espaço do outro, perda de pessoas queridas, birras, choros, a preguiça e a desobediência) citei alguns dos desafios que nós professores enfrentamos no dia a dia em uma sala de aula.

O diálogo antes de ler a história do dia é a parte mais importante, porque se você simplesmente pega um livro aleatório e lê pode ter certeza você não vai despertar a atenção do seu ouvinte.

Passo a passo para iniciar uma história.

·         Crie uma rotina de leitura.

·         Acalmar e organizar a turma, em roda ou em suas carteiras. (interessante seria que a escola tivesse o espaço adequado para leitura e contação de histórias. Uma biblioteca por exemplo, esse espaço poderia ter um cronograma semanal para atender todas as turmas, uma hora por turma seria o ideal).

·         Conversar com a turma sobre o assunto da história do dia, seria uma conversa sem mencionar o que será lido, após a conversa apresentar o livro, mostrando a beleza, a capa, enfim vender o peixe. É nesse momento que você convence os seus alunos a ouvirem e ter curiosidade ao ver o que vai ser lido ou contado.

·         Atenção quando começar a ler sempre falar de quem escreveu, quem ilustrou e a editora, isso faz com os ouvintes saiba escolher um livro quando se tornarem leitores.

·         Outra dica importante, imitar vozes, isso vai lhe render uma atenção dobrada dos ouvintes.

·         Tenha sempre uma atividade lúdica após a leitura, por isso citei a importância do planejamento.

Muitos professores pensam que tirar um tempo para fazer uma leitura vai atrapalhar o cronograma curricular, afirmo que um engano esse pensamento. Ao longo dos anos do ensino fundamental I e II é preciso garantir a leitura com fluência. Até mesmo que a leitura fluente teremos um bom resultado em todos os componentes curriculares. 

Elane Arantes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário