História a margarida friorenta de Fernanda Lopes de Almeida.
OBJETIVOS.
Mostrar e valorizar as virtudes do amor e a caridade
Incentivar a expressão oral e escrita;
Despertar a criatividade;
Propiciar o uso de matérias diferentes, para estimular as criações;
Contribuir para o desenvolvimento da motricidade fina através de
dobraduras e incentivo ao processo produtivo.
Quais habilidades posso despertar com
essa história?
Interpretação; percepção visual, atenção, expressão oral, concentração, afetividade,
criatividade.
Metodologia:
Antes de começar a ler a histórias promover um diálogo, sobre amor,
caridade, o que posso fazer para melhorar a vida do outro. Sugerir para os
alunos ficarem sentados em forma de semicírculo ou em círculo, assim facilita
que todos possam ver as imagens e ficarem atentos as expressões faciais do
contador, leitor. Lembrando que a história pode ser lida ou contada. (mas o
livro precisa ser mostrado).
Ao começar a ler a história
lembre-se é preciso interpretar as falas do texto, a entonação da voz será seu
principal instrumento é nesse momento que você leitor vai encantar o seu ouvinte.
Ao terminar a história é muito
importante que haja a socialização da história, nesse momento começa então a
roda de conversa, oriente para que esperem o outro falar, é hora de falar se...
Já conheciam a história?
O que aprendeu com ela?
Você já se sentiu como essa personagem?
O que você aprendeu com essa história?
Esse diálogo pode levar de 20 a 30 minutos depende do interesse da turma
pelo assunto.
Após a roda de conversa fazer uma atividade de fixação é o momento de
colocar a criatividade em prática.
Poderá ser feito origami, desenhos, colagem, desenhos. Cartazes. Fica a critério
do dinamizador, porque conhece a turma e saberá qual atividade será mais
prazerosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário