ITAPACI –
GOIAS
PROJETO: Cora Coralina: Memória, prosa e versos.
Janeiro
-2023
Projeto de trabalho
apresentado à Equipe Gestora do CEPI – Santa Terezinha para ser desenvolvido na
eletiva do Ensino fundamental dando suporte nos componentes curriculares:
Língua Portuguesa, Literatura, História, Ciências, Arte. Será exultado em
2023/1
Título
Cora Coralina: Memória, prosa e versos.
1- Professora Articulado·
2-
Professores Colaboradores
Elane Arantes
3-
JUSTIFICATIVA
Este projeto é um convite para que
os alunos brinquem e aprendam, pois, poesia, prosas versos e histórias são
suportes extraordinários para despertar
o imaginário, o faz de conta que, segundo Vygotsky, “é um dos grandes
contribuintes para o desenvolvimento da linguagem escrita”.
O
tema pode articular questionamento sobre as perspectivas na vida social:
inserções profissionais, atitudes e escolhas em relação ao próprio futuro.
A eletiva
Cora Coralina: Memória, prosa e versos
será realizada semanalmente com agrupamento no Cepi Santa Terezinha no intuito de contribuir com formação de
leitores e auxiliar na reprodução
poética de Cora Coralina em sala de aula.
Cora Coralina é um dos destaques do movimento
modernista. A autora rompeu barreiras estéticas e criou uma literatura que
abordou o cotidiano e deu voz aos marginalizados.
A poesia de Cora Coralina para o cotidiano
da sala de aula ressalta a literatura goiana que muitas vezes fica distante das leituras
sugeridas nas séries finais do Ensino Fundamental. Trazer a criação poética de
Cora para a rotina da sala de aula é uma realidade que ultrapassa a leitura
esporádica de seus poemas em situações específicas. A literatura de Cora Coralina mostra a figuras
socialmente marginalizadas como a lavadeira, a mulher discriminada, o menor
abandonado, a escola, os becos e vários outros sujeitos e elementos de pouca
valoração para a sociedade. Junto a leitura dos poemas, os estudantes leitores
terão a liberdade de posicionamentos em debates, de se identificar com estes
personagens, quase sempre ocultos à sociedade.
A poesia as prosas e os
versos serão utilizados neste Projeto, de forma a ampliar
a linguagem oral, visual e social.
5- OBJETIVO
5.1 GERAL
Levar o aluno a se tornar um leitor capaz de atribuir
sentido ao texto, bem como, vivenciar o processo de formação da escritora e
poetiza Cora Coralina. Ajudar o aluno a conhecer e apreciar a arte da poesia,
fazer conexões entre a temática abordada pelo livro e os fatos reais
5.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Despertar o interesse pela leitura através de
histórias poemas, poesias, prosas e versos;
Propiciar momentos de prazer com dramatizações,
declamações ;
Desenvolver a comunicação oral e a percepção
auditiva;
Declamar
poemas curtos e de fácil memorização;
Despertar o desejo de escrever poesias.
6– ÁREAS DO CONHECIMENTO:
Áreas de linguagens e
códigos e suas tecnologias / Ciências humanas e sociais;
Ciências da Natureza e
suas Tecnologias: Ciências da Natureza
7 – COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
7.1 Competências
Analisar o texto em todas as suas
dimensões: semântica, sintática, lexical e sonora
7.2- Habilidades
Ler, de forma autônoma, e compreender
Identificar os elementos constitutivos da
poesia em poemas a literatura brasileira e portuguesa.
8– METODOLOGIA
Professora
pode caracterizar de Cora e ler um poema para apresentar o primeiro poema de
cora
O livro
a ser lido O beco de Goiás e outras histórias de Cora coralina . interpretado
durante a leitura. A leitura do libro
será compartilhada após a leitura fazer roda de conversa sobre o texto lido,
fazendo uma tempestade de ideias e registrar tudo, em forma de cartaz.
Eleger
um aluno par que possa fazer os registros do que acontece na aula (Diário de bordo)
O componente curricular arte contribui,
ainda, para o despertar crítico dos alunos com a complexidade do mundo, além de
favorecer o respeito às diferenças e o diálogo intercultural, pluriétnico e
plurilíngue, importantes para o exercício da cidadania.
apresentando poemas,
versos e prosas em teatro, leituras.
Em artes com
desenhos, leituras e reescrita de poemas e versos de Cora Coralina.
Os alunos
farão oficinas usando argila na confecção de utensílios de barro, os quais
foram usados por Cora Coralina.
Iniciar a
aula com o um registro dos combinados das aulas. (Registrar os combinados em um
caderno). Eleger um aluno par que possa fazer os registros do que acontece na
aula (Diário de bordo) em roda conduzir uma conversa, na qual farão uma
tempestade de ideias, o que o esperam da proposta dessa Eletiva. Apresentar o poema, fazer a interpretação
oral.
Aninha e Suas Pedras
Não te deixes destruir...
Ajuntando novas pedras
e construindo novos poemas.
Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.
Faz de tua vida mesquinha
um poema.
E viverás no coração dos jovens
e na memória das gerações que hão de vir.
Esta fonte é para uso de todos os sedentos.
Toma a tua parte.
Vem a estas páginas
e não entraves seu uso
aos que têm sede.
Escrever palavras soltas e colocar em uma
caixa pedir que os alunos peguem e falem sobre a palavra. Relacionando com o
poema lido.
Assim Eu Vejo a Vida
Goiás Velho como toda cidade
histórica possui seus personagens folclóricos, aqueles que se destacavam de
alguma forma diferente e criativa.
Uma delas era Maria da
Purificação mais conhecida por Maria Grampinho, uma andarilha descendente de
escravos que tinha o costume de agregar a sua roupa tudo o que encontrava pela
frente como plásticos, retalhos e botões velhos. Também usava muitos grampos no
cabelo e por isso ganhou este apelido.
Maria Grampinho morou durante
o final da década de 40, no porão da casa de Cora Coralina, dormindo ao lado de
uma bica d água, era uma mulher simples e que fazia suas próprias roupas. Cora
Coralina a tinha como amiga e até lhe dedicara um poema. Hoje Maria Grampinho
virou boneca e ajuda a movimentar a economia da cidade. A artesã Marcele
Camargo gasta 08 horas para confeccionar a peça. Feita de malha e roupa de
algodão, com detalhes de fragmento de poesia bordado à mão, além de botões
aplicados. Enchimento em manta acrílica. Cabelo de lã com pequenos grampos de
metal. As bonecas “Maria Grampinho” foram inspiradas na personagem de mesmo
nome, que viveu na Cidade de Goiás até o ano de 1985. Passava os dias
perambulando pelas ruas e afixava nos cabelos todos os grampos que encontrasse,
assim como costurava em suas saias os botões que encontrava. Dormia no porão da
casa da poetisa Cora Coralina, que a imortalizou no poema. “Coisas de Goiás:
Maria”. Faleceu poucos meses depois da morte da poetisa.
Oficina I- conhecer a história da Cora Coralina- poema Aninha e
suas pedras.
Oficina II – Assim eu vejo a vida
poema lutas e pedras como lições de
vida e delas me sirvo
ilustração dos poemas trabalhados. Usar
cartolina, lápis grafite, tinta guache e cola branca para selar a pintura.
Oficina III- Leitura compartilhada do livro becos de Goiás e outras (
esse livro poderá ler um capítulo a
aulas antes de começar a atividade proposta do dia)
Documentário sobre vida de Cora coralina
Oficina IV- eRA UMA VEZ…”MARIA GRAMPIN -Oficina de confecção da boneca Maria
Grampinho
Oficina
V- Oficina
de confecção da boneca Maria Grampinho
9
– RECURSOS DIDÁTICOS
a)
RECURSOS ESPECÍFICOS
Recursos Pedagógicos: Durante o desenvolvimento do projeto os estudantes
contarão com uma sala na qual terá uma caixa com os seguintes materiais: lápis
de cor, giz cera, papeis sulfite, cartolina pinceis, cola, papeis crepom, e
tintas e materiais impressos com atividades diversas. Durante o desenvolvimento
do projeto, usaremos livros e textos impressos. Meia calça preta, tecidos, cola
quente, cola instantânea. .
Oficina
de confecção da boneca Maria Grampinho
Materiais
•
Agulha de costura;
•
Retalhos de pano preto;
•
Pincel nº 0;
•
Tinta para tecido (preta,
vermelha
e branca);
•
Linha preta para costura;
• Lã
preta para cabelo;
•
Retalhos de pano colorido;
•
Fuxico para trouxinha;
•
Enfeites pequenos (botão,
alfinete,
florzinha e presilha).
Como
Fazer:
• Retalho de pano
preto para a cabeça, não
colocar retalho de
pano colorido;
• Encher o pano
preto com pequenos retalhos
também pretos
formando um saquinho;
• Amassar o
saquinho, dar forma à cabecinha
è amarrar com uma
tira preta. Fazer o
acabando cortando o
excesso de pano;
• Escolha o retalho
preto maior que a
cabecinha, para
fazer o corpo. Amassar o
pano depois amarrar
com uma tira preta e
costurar a cabeça e corpo;
• Fazer a saia
colorida e
costurar no corpo
da Maria
Grampinho;
• Lã preta para
fazer o cabelo.
Enrolar a lã em
dois dedos,
fazendo quatro
voltas. Amarrar
a lã e depois
cortar. Costurar
o cabelo na cabeça
da boneca;
• Costurar o fuxico
no cabelo da
Maria Grampinho;
• Colocar enfeites
variados
(botão, flores, presilha,.
b- RECURSOS TECNOLÓGICOS: Aparelhos
áudio visuais. (Computador, data show, pen-drive, aparelhos de som, microfones,
caixa de som).
C- RECURSOS HUMANOS –
Professores articulador e colaboradores
10– PROPOSTAS PARA CULMINÂNCIA
Sabendo
que a culminância é o ápice de todos os trabalhos do semestre, a princípio os alunos
participarão do planejamento da culminância na qual irão fazer exposição dos
trabalhos produzidos ao decorrer do projeto com exposição dos trabalhos
realizados e com apresentações com leituras de poemas selecionados durante as
aulas. Exposição das bonecas e peças de argila, confeccionados durante as oficinas , estaremos expondo também
escrita de poemas e ilustrações do poema Humildade.
11-
Cronograma
AÇÃO
A SER DESENVOLVIDA |
Janeiro
|
Fevereiro
|
Março |
Abril
|
Maio
|
Junho
|
ELABORAÇÃO
DO PROJETO E CONVITE AOS PROFESSORES PARCEIROS |
x |
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|
DIVULGAR A ELETIVA |
x |
x |
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DESENVOLVIMENTO
DA OFICINA I |
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X |
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DESENVOLVIMENTO
DA OFICINA II |
|
X |
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DESENVOLVIMENTO
DA OFICINA III |
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X |
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|
DESENVOLVIMENTO
DA OFICINA IV |
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X |
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|
DESENVOLVIMENTO
DA OFICINA V |
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|
X |
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DESENVOLVIMENTO
DA OFICINA VI |
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|
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X |
X |
|
PREPARAÇÃO
PARA A CULMINÂNCIA |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
11.1ORGANOGRAMA DAS AULAS DAS OFICINAS.
OFICINA
I: conhecer a história da Cora
Coralina- poema Aninha e suas pedras. |
Oficina
III- Leitura compartilhada do
livro becos de Goiás e outras ( esse livro poderá ler um capítulo a aulas antes de começar a
atividade proposta do dia)
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Oficina IV- eRA UMA VEZ…”MARIA GRAMPIN -Oficina de confecção da boneca
Maria Grampinho
|
Oficina V- Oficina de confecção da boneca Maria
Grampinho
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12- Resultados
esperados
Espera-se que os
alunos adquiram o hábito de ler e escrever poemas
Despertem a
sensibilidade de compreender as fases da vida.
13- Referencias
Bibliográficas
https://www.significados.com.br/poesia-poema-prosa-soneto/
Observar
os vídeos e exercitar a arte da cerâmica, usar argila e deixar a imaginação
fluir.
https://www.youtube.com/watch?v=QMkNv49lOKc
https://www.youtube.com/watch?v=cA3VZPEhEnI
https://www.youtube.com/watch?v=yg9ytkNMY6M&list=OLAK5uy_mqDMjGkDDo_iLKUEHIM2plLPcbgNFGPoM&index=3
14- Anexos
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