sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

 

                                              

ITAPACI – GOIAS

    PROJETO:  Cora Coralina: Memória, prosa e versos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

    Janeiro  -2023    

                                                                                                                            

 

 



Projeto de trabalho apresentado à Equipe Gestora do CEPI – Santa Terezinha para ser desenvolvido na eletiva do Ensino fundamental dando suporte nos componentes curriculares: Língua Portuguesa, Literatura, História, Ciências, Arte. Será exultado em 2023/1

 

 

                                                                                                                                                                     

 

 

 

 

                                                

                                  


Título

 Cora Coralina: Memória, prosa e versos.

 

1-       Professora Articulado·     

2-       Professores Colaboradores

Elane Arantes

3-       JUSTIFICATIVA

           Este projeto é um convite para que os alunos brinquem e aprendam, pois, poesia, prosas versos e histórias são suportes extraordinários para despertar  o imaginário, o faz de conta que, segundo Vygotsky, “é um dos grandes contribuintes para o desenvolvimento da linguagem escrita”.

O tema pode articular questionamento sobre as perspectivas na vida social: inserções profissionais, atitudes e escolhas em relação ao próprio futuro.

  A  eletiva  Cora Coralina: Memória, prosa e versos  será realizada semanalmente com agrupamento no Cepi Santa Terezinha  no intuito de contribuir com formação de leitores e auxiliar na  reprodução poética de Cora Coralina em sala de aula.

     Cora Coralina é um dos destaques do movimento modernista. A autora rompeu barreiras estéticas e criou uma literatura que abordou o cotidiano e deu voz aos marginalizados.

     A poesia de Cora Coralina para o cotidiano da sala de aula ressalta a literatura goiana que  muitas vezes fica distante das leituras sugeridas nas séries finais do Ensino Fundamental. Trazer a criação poética de Cora para a rotina da sala de aula é uma realidade que ultrapassa a leitura esporádica de seus poemas em situações específicas.  A literatura de Cora Coralina mostra a figuras socialmente marginalizadas como a lavadeira, a mulher discriminada, o menor abandonado, a escola, os becos e vários outros sujeitos e elementos de pouca valoração para a sociedade. Junto a leitura dos poemas, os estudantes leitores terão  a liberdade de posicionamentos em  debates, de se identificar com estes personagens, quase sempre ocultos à sociedade.  

A poesia as prosas e os versos  serão  utilizados neste Projeto, de forma a ampliar a linguagem oral, visual e social.

5- OBJETIVO

5.1 GERAL

Levar o aluno a se tornar um leitor capaz de atribuir sentido ao texto, bem como, vivenciar o processo de formação da escritora e poetiza Cora Coralina. Ajudar o aluno a conhecer e apreciar a arte da poesia, fazer conexões entre a temática abordada pelo livro e os fatos reais


5.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Despertar o interesse pela leitura através de histórias poemas, poesias, prosas e versos;

Propiciar momentos de prazer com dramatizações, declamações ;

Desenvolver a comunicação oral e a percepção auditiva;

 Declamar poemas curtos e de fácil memorização;

Despertar o desejo de escrever poesias.

6– ÁREAS DO CONHECIMENTO:

Áreas de linguagens e códigos e suas tecnologias / Ciências humanas e sociais;

Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Ciências da Natureza

 

7 – COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

7.1 Competências

Analisar o texto em todas as suas dimensões: semântica, sintática, lexical e sonora

7.2- Habilidades

Ler, de forma autônoma, e compreender 

Identificar os elementos constitutivos da poesia em poemas a literatura brasileira e portuguesa.

8– METODOLOGIA

Professora pode caracterizar de Cora e ler um poema para apresentar o primeiro poema de cora

O livro a ser lido O beco de Goiás e outras histórias de Cora coralina . interpretado durante a leitura.   A leitura do libro será compartilhada após a leitura fazer roda de conversa sobre o texto lido, fazendo uma tempestade de ideias e registrar tudo, em forma de cartaz.

Eleger um aluno par que possa fazer os registros do que acontece na aula (Diário de bordo)

O componente curricular arte contribui, ainda, para o despertar crítico dos alunos com a complexidade do mundo, além de favorecer o respeito às diferenças e o diálogo intercultural, pluriétnico e plurilíngue, importantes para o exercício da cidadania.

apresentando poemas, versos e prosas  em teatro, leituras.

Em artes com desenhos, leituras e reescrita de poemas e versos de Cora Coralina.

Os alunos farão oficinas usando argila na confecção de utensílios de barro, os quais foram usados por Cora Coralina.

Iniciar a aula com o um registro dos combinados das aulas. (Registrar os combinados em um caderno). Eleger um aluno par que possa fazer os registros do que acontece na aula (Diário de bordo) em roda conduzir uma conversa, na qual farão uma tempestade de ideias, o que o esperam da proposta dessa Eletiva.  Apresentar o poema, fazer a interpretação oral.

Aninha e Suas Pedras
Não te deixes destruir...
Ajuntando novas pedras
e construindo novos poemas.
Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.

Faz de tua vida mesquinha
um poema.
E viverás no coração dos jovens
e na memória das gerações que hão de vir.
Esta fonte é para uso de todos os sedentos.
Toma a tua parte.
Vem a estas páginas
e não entraves seu uso
aos que têm sede.

Cora Coralina

Escrever palavras soltas e colocar em uma caixa pedir que os alunos peguem e falem sobre a palavra. Relacionando com o poema lido.

Assim Eu Vejo a Vida
 

Goiás Velho como toda cidade histórica possui seus personagens folclóricos, aqueles que se destacavam de alguma forma diferente e criativa.

Uma delas era Maria da Purificação mais conhecida por Maria Grampinho, uma andarilha descendente de escravos que tinha o costume de agregar a sua roupa tudo o que encontrava pela frente como plásticos, retalhos e botões velhos. Também usava muitos grampos no cabelo e por isso ganhou este apelido.

Maria Grampinho morou durante o final da década de 40, no porão da casa de Cora Coralina, dormindo ao lado de uma bica d água, era uma mulher simples e que fazia suas próprias roupas. Cora Coralina a tinha como amiga e até lhe dedicara um poema. Hoje Maria Grampinho virou boneca e ajuda a movimentar a economia da cidade. A artesã Marcele Camargo gasta 08 horas para confeccionar a peça. Feita de malha e roupa de algodão, com detalhes de fragmento de poesia bordado à mão, além de botões aplicados. Enchimento em manta acrílica. Cabelo de lã com pequenos grampos de metal. As bonecas “Maria Grampinho” foram inspiradas na personagem de mesmo nome, que viveu na Cidade de Goiás até o ano de 1985. Passava os dias perambulando pelas ruas e afixava nos cabelos todos os grampos que encontrasse, assim como costurava em suas saias os botões que encontrava. Dormia no porão da casa da poetisa Cora Coralina, que a imortalizou no poema. “Coisas de Goiás: Maria”. Faleceu poucos meses depois da morte da poetisa.

Oficina I- conhecer a história da Cora Coralina- poema Aninha e suas pedras.

Oficina II – Assim eu vejo a vida  poema lutas e pedras como lições de vida e delas me sirvo
ilustração dos poemas trabalhados. Usar cartolina, lápis grafite, tinta guache e cola branca para selar a pintura.

Oficina III- Leitura compartilhada do livro becos de Goiás e outras ( esse livro poderá ler   um capítulo a aulas antes de começar a atividade proposta do dia)

   Documentário sobre vida de Cora coralina

Oficina IV- eRA UMA VEZ…”MARIA GRAMPIN -Oficina de confecção da boneca Maria Grampinho   

Oficina V- Oficina de confecção da boneca Maria Grampinho   

9         – RECURSOS DIDÁTICOS

a)       RECURSOS ESPECÍFICOS

Recursos Pedagógicos: Durante o desenvolvimento do projeto os estudantes contarão com uma sala na qual terá uma caixa com os seguintes materiais: lápis de cor, giz cera, papeis sulfite, cartolina pinceis, cola, papeis crepom, e tintas e materiais impressos com atividades diversas. Durante o desenvolvimento do projeto, usaremos livros e textos impressos. Meia calça preta, tecidos, cola quente, cola instantânea.  .

             Oficina de confecção da boneca Maria Grampinho    


Materiais                                                                                  

• Agulha de costura;

• Retalhos de pano preto;

• Pincel nº 0;

• Tinta para tecido (preta,

vermelha e branca);

• Linha preta para costura;

• Lã preta para cabelo;

• Retalhos de pano colorido;

• Fuxico para trouxinha;

• Enfeites pequenos (botão,

alfinete, florzinha e presilha).

Como Fazer:

• Retalho de pano preto para a cabeça, não

colocar retalho de pano colorido;

• Encher o pano preto com pequenos retalhos

também pretos formando um saquinho;

• Amassar o saquinho, dar forma à cabecinha

è amarrar com uma tira preta. Fazer o

acabando cortando o excesso de pano;

• Escolha o retalho preto maior que a

cabecinha, para fazer o corpo. Amassar o

pano depois amarrar com uma tira preta e

costurar a cabeça e corpo;

• Fazer a saia colorida e

costurar no corpo da Maria

Grampinho;

• Lã preta para fazer o cabelo.

Enrolar a lã em dois dedos,

fazendo quatro voltas. Amarrar

a lã e depois cortar. Costurar

o cabelo na cabeça da boneca;

• Costurar o fuxico no cabelo da

Maria Grampinho;

• Colocar enfeites variados

(botão, flores, presilha,.


 

           b- RECURSOS TECNOLÓGICOS: Aparelhos áudio visuais. (Computador, data show, pen-drive, aparelhos de som, microfones, caixa de som).  

           C- RECURSOS HUMANOS –

Professores articulador e  colaboradores                          

10– PROPOSTAS PARA CULMINÂNCIA

Sabendo que a culminância é o ápice de todos os trabalhos do semestre, a princípio os alunos participarão do planejamento da culminância na qual irão fazer exposição dos trabalhos produzidos ao decorrer do projeto com exposição dos trabalhos realizados e com apresentações com leituras de poemas selecionados durante as aulas. Exposição das bonecas e peças de argila, confeccionados  durante as oficinas , estaremos expondo também escrita de poemas e ilustrações do poema Humildade.

 11- Cronograma

AÇÃO A SER  DESENVOLVIDA

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

ELABORAÇÃO DO PROJETO E CONVITE AOS PROFESSORES PARCEIROS

x

 

 

 

 

 

DIVULGAR  A ELETIVA

x

x

 

 

 

 

DESENVOLVIMENTO DA OFICINA I

 

X

 

 

 

 

DESENVOLVIMENTO DA OFICINA II

 

X

 

 

 

 

DESENVOLVIMENTO DA OFICINA III

 

 

X

 

 

 

 

DESENVOLVIMENTO DA OFICINA IV

 

 

X

 

 

 

DESENVOLVIMENTO DA OFICINA V

 

 

 

X

 

 

DESENVOLVIMENTO DA OFICINA VI

 

 

 

X

X

 

PREPARAÇÃO PARA A CULMINÂNCIA

X

X

X

X

X

X

 

11.1ORGANOGRAMA DAS AULAS DAS OFICINAS.

AULA 01 e o2

História da Cora Coralina e a importância das suas  produções literárias para Goiás

Aula 03 e 04

Fazer a dinâmica de leitura em tirinhas. Recorte o poema escolhido no planejamento  e cada aluno vai ser sorteado para ler.

 

Aula 05 e 06

      Ilustrar o poema lido na aula anterior.

Aula 07 e 08

Apresentar alguns livros com poemas e histórias de Cora Coralina. Nesse momento que escolherá o que foi sugerido para faze leitura compartilhada,

 OFICINA I: conhecer a história da Cora Coralina- poema Aninha e suas pedras.

 

 Oficina III- Leitura compartilhada do livro becos de Goiás e outras ( esse livro poderá ler   um capítulo a aulas antes de começar a atividade proposta do dia)

Aula 17 e18

Iniciar a leitura compartilhada e comentada.

Aula 19 e 20

Dinâmica roda de conversa para interpretar o que foi lido no capitulo anterior.

Aula 21e 22

Assistir aos documentários que mostra a vida de Cora Coralina

Aula 23 e 24

Explicar o que é resenha e deixar que os alunos escreva a resenha do documentário( faça 2 grupos e cada grupo apresentará a ideia de resenha.

 

 

Oficina IV- eRA UMA VEZ…”MARIA GRAMPIN -Oficina de confecção da boneca Maria Grampinho   

Aula 25 e26

Assistir vídeo que relata a vida de Maria Grampin- fazer as observações necessárias após o vídeo

Aula 27e 28

Ler a história o que tem na trouxa de maria- fazer a interpretação oral.

Fazer o desenho de Maria no papel sulfit  no grafite sem colorir

Aula 29 e 30

Preparar um aluno para contar a história de Cora Coralia e outro que falará sobre a maria grampin, enquanto prepara 3 ou 4 alunos os outros vão fazer cartazes sobre a ponte, o museu ( aula

Aula 31 e 32

Assistir vídeos que mostrar a história da boneca Maria Grampin

Separar e organizar matérias para fazer a boneca em forma de chaveiro.

 

Oficina V- Oficina de confecção da boneca Maria Grampinho   

 

Aula 33 e 34

Ler novamente a história o que tem na trouxa de Maria

Aula 35 e 36

Confecção da boneca Maria Grampin

Aula 37 e 38

Preparação para culminância

Aula 39 e 40

Preparação para culminância

 

12- Resultados esperados

Espera-se que os alunos adquiram o hábito de ler e escrever poemas

Despertem a sensibilidade de compreender as fases da vida.

 

13- Referencias Bibliográficas

https://www.significados.com.br/poesia-poema-prosa-soneto/

 

Observar os vídeos e exercitar a arte da cerâmica, usar argila e deixar a imaginação fluir.

https://www.youtube.com/watch?v=QMkNv49lOKc

https://www.youtube.com/watch?v=cA3VZPEhEnI

https://www.youtube.com/watch?v=yg9ytkNMY6M&list=OLAK5uy_mqDMjGkDDo_iLKUEHIM2plLPcbgNFGPoM&index=3

14- Anexos

 

 

                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário