PROJETO: Ginástica saúde corpo e mente.
janeiro -2023
Centro de Ensino em Período Integral S
Coordenador Pedagógico: Norma Fátima
Costa Lima
Coordenadora Núcleo Diversificado:
Luciana C B Morgado
Professor Articulador:
Professores colaboradores: Elane Arantes
1.
PROFESSOR
ARTICULADOR:
Professora:
PROFESSORES COLABORADORES:
Projeto de trabalho apresentado à Equipe
Gestora do CEPI Santa Terezinha para ser
desenvolvido na eletiva nesta Unidade de Ensino no 1º Semestre
do letivo de 2023.
Itapaci, janeiro de 2023
1- Título
“Ginástica
Saúde corpo e mente”
2-
4- Justificativa
Quando pensamos na prática de esportes na área
educacional, a ginastica aeróbica é uma
das modalidades extracurriculares popular e que oferece mais benefícios às
diferentes faixas etárias. É fase na adolescência que adquirem o habito de má postura,
apresenta ansiedade e desconforto por causa das transformações do corpo,
visando o bom desenvolvimento, corporal, social e emocional o projeto será
direcionado através de oficinas nas quais exercitaremos as modalidades ginástica aeróbica, trazendo
também o momento de relaxamento. Dessa
forma, adolescente que pratica atividade
física, especificamente a aeróbica , consegue se autoconhecer melhor e se
relacionar com mais facilidade, bem como alcançar novas habilidades de foco e
socialização, além de potencializar as já existentes. O projeto terá a importância no que contribui o
desenvolvimento da concentração e entender como funciona o desenvolvimento do
corpo.
5-
Objetivos
5.1- Geral
Conhecer um breve histórico da
prática de ginástica aeróbica no Brasil; Identificar dos benefícios da
prática desse exercício físico para a saúde; Executar passos repetitivos
conforme o ritmo da música
5.2Objetivos Específicos
Compreender o que ginástica
aeróbica
Ampliar os conhecimentos sobre a
prática da ginástica aeróbica como instrumento de promoção da saúde e lazer.
Identificar modalidades;
Desenvolver o hábito da
concentração.
Identificar modalidades;
Desenvolver habilidades
corporais e mentais;
6- Áreas de conhecimento
Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Ciências biológicas
Linguagens e suas tecnologias- Arte,
Educação Física.
Matemática e suas Tecnologias
7-Competências e habilidades
7.1 Competências
Compreender a função da
ginástica aeróbia para despertar o pensamento
científico, crítico;
Exercitar o autoconhecimento e autocuidado;
Desenvolver
a empatia e cooperação, responsabilidade e cidadania.
7.2
Habilidades
Com as vivências da ginástica,
desenvolvem-se naturalmente as chamadas qualidades físicas como:
resistência geral, coordenação, velocidade, equilíbrio, força,
flexibilidade, ritmo e a concentração
8- Metodologia
Serão oficinas desenvolvidas
em sala de aula , no pátio da escola e nas praças da cidade , uso dos
computadores para pesquisas e conhecimento corporal e mental. Essas oficinas
serão divididas em 5 etapas a serem desenvolvidas em semestre nos quais teremos
2 aulas semanais.
Apresentar o projeto falando os benefícios corporais e mentais
da ginástica e para que serve. Organizar
uma apresentação dinâmica na qual deixará claro para os alunos que teremos aulas divertidas e importante que
desenvolverão habilidades que irá contribuir no aprendizado.
Iniciar a aula explicando
quais os benefícios de praticar ginástica na escola. Nesse momento
esclarecer que aula de educação física é diferente de ginástica com suas modalidades.
Oficina 01- Motivação – O porquê da
Ginástica aeróbia
Através do mapa mental traçar metas e criar
estratégia de como serão os encontros.
Oficina 2- O que ginástica na escola e
o que ela contribuirá no meu desenvolvimento do corpo e da mente.
Oficina- 3- Ritmo aeróbico, exercitar a
ginástica aeróbica em seguida o
relaxamento.
Oficina- 4- Linha do tempo. Conceito
de beleza.
Oficina
05- Equilíbrio
corpo e mente.
Oficina 6- montar coreografia para
apresentar na culminância.
Oficina 7- Revisar e preparar a
culminância
9- Recursos
Didáticos
a) Recursos e matérias
1- Aparelho de som
1- microfone
1- Televisão
6- Bolas
Papais sulfite, cartolina, canetinhas, cola e
tesoura.
b) Recursos humanos
1 Professor modulado
2 professores
parceiros.
10- Proposta da culminância
Os alunos da eletiva montará um stand
mostrando todo o trabalho realizado no desenvolvimento da eletiva, apresentará
uma coreografia no ritmo aeróbico.
11-Cronograma
Atividades |
Janeiro |
Fevereiro |
Março |
Abril |
Maio |
Junho |
Elaborar o projeto juntamente com os
professores parceiros. |
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Divulgação da Eletiva |
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Desenvolvimento da Oficina
1- A Motivação |
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Oficina- 2- O que ginástica na escola e o
que ela contribuirá no meu desenvolvimento do corpo e da mente |
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Oficina- 3- Linha do tempo. Conceito de
beleza. |
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X |
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Oficina 4- Linha do tempo. Conceito de
beleza. |
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Oficina 5- Equilíbrio corpo
e mente. |
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Oficina 6-Montar e apresentar a coreografia
para apresentar na culminância |
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x |
x |
Oficina
I- A Motivação |
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Aula 01 e 02 |
Dinâmica com motivação Vídeo mostrando como
é a ginástica aeróbica |
Aula 03 e 04 |
Praticar o alongamento e primeiros passos
aeróbicos |
Aula
05 e 06 |
Roda de conversa e registros de como é a
ginástica aeróbica |
Aula 07 e 08 |
Treino aeróbico na praça vizinha da escola. |
Aula 09 e 10 |
Leitura e
interpretação de textos informativos a modalidade Ginástica aeróbica |
Aula 11 e 12 |
Desenhos em
papel sulfite com modalidade aeróbicas. |
Aula 13 e 14 |
Montagem de um mural, expondo os desenhos e
textos informativos. |
Aula 15 e 16 |
Vídeos
informativos que contribuirá com o desenvolvimento do corpo e mente. |
Oficina III- Ritmo
aeróbico |
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Aula 17 e 18 |
Leitura e interpretação de textos
informativos sobre o Ritmo aeróbico |
Aula 19 e 20 |
Desenhos em cartolinas dos rimos
apresentados |
Aula 21 e 22 |
Montagem de um mural, expondo os desenhos e
textos informativos. |
Aula 23 e 24 |
Vídeos e organização da coreografia |
Aula 31 e 32 |
Organização de coreografia para culminância |
Oficina IV- Linha
do tempo. Conceito de beleza. |
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Aula 33 e 34 |
Leitura e interpretação de textos
informativos sobre o conceito de beleza |
Aula 35 e 36 |
Observar o modelo da linha do tempo de
conceito de beleza e criar a linda do tempo embasado na explicação do
professor. |
Aula 37 e 38 |
Montagem de um mural, expondo os desenhos e
escrita da linha do tempo. |
Aula 39 e 40 |
Ensaios e preparação para culminância |
Oficina V- Oficina 5- Equilíbrio corpo e mente. |
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Aula 33 e 34 |
Música de
relaxamento com reflexão |
Aula 35 e 36 |
Ensaios e
preparação para culminância |
Aula 37 e 38 |
Organização da culminância |
Aula 39 e 40 |
Montagem de
murais para a culminância |
Oficina VI-
Apresentação dos trabalhos na culminância |
Oficina I- Motivação – O porquê da Ginástica
aeróbia
Através
do mapa mental traçar metas e criar estratégia de como serão os encontros.
Motivação
Comprometimento da turma Estabelecer metas, apoio e orientação do professor
Realização
da meta
Ativação
do relaxamento e concentração, atividade de relaxamento. Foco e
atenção, empenho na realização da tarefa.
Autoconfiança, aumentar a proposta das metas. Pratica mental imaginar a tarefa sendo bem executada
Oficina II- O que ginástica na escola
e o que ela contribuirá no meu desenvolvimento do corpo e da mente.
Saúde- Estado
geral de equilíbrio no indivíduo, em seus diferentes aspectos e sistemas que
caracterizam o homem; biológico, psicológico, social, emocional
Sedentarismo- Comportamento onde existe uma baixa
prática de atividade física.
Obesidade- A obesidade é uma doença complexa,
multifatorial e um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo,
caracterizando-se por uma resultante do acúmulo de excesso de gordura corporal.
Nutrição saudável- Uma alimentação saudável é
aquela que garante, em especial, que seu organismo esteja recebendo todos os
nutrientes de que ele precisa. É necessário pensar em variedade, equilíbrio,
quantidade e na segurança dos alimentos que estão sendo ingeridos.
Oficina- III- Ritmo aeróbico
Exercitar a ginástica aeróbica em seguida o relaxamento.
Oficina- IV- Linha do tempo.
Conceito de beleza.
·
Caderno para
anotação.
·
Lápis ou caneta.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De
acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou
adaptados para a prática.
Conversa inicial
Construir junto com os alunos o conceito de beleza
ao longo dos tempos, criando uma linha do tempo com imagens e explicações sobre o que
era valorizado em cada uma das épocas, como, por exemplo:
Em uma roda de conversa, mobilize os estudantes por
meio de perguntas sobre alguns conceitos com distintos significados no senso
comum que serão trabalhados na aula, por exemplo: O que é saúde?
Esporte é saúde? O que é ter um corpo bonito? Ter um corpo bonito é ter saúde?
O que é beleza?
Oficina V- Equilíbrio
corpo e mente.
Cuide do
social e do emocional. Compreender a importância do social para saúde mental. (
aqui deverá garantir as 6 competências abaixo.) .
1- Autoconsciência: precisam
conseguir construir um senso coerente de si mesmo, sendo capaz de compreender a
perspectiva dos outros e identificar quando ela é diferente da sua.
2. Autoestima: devem ser
aptos a compreender e desenvolver seus pontos fortes e fragilidades de maneira
consciente e respeitosa, enfrentando pressões sociais e investindo no seu
aprimoramento.
3. Autoconfiança: usar seus
conhecimentos, habilidades e atitudes com confiança e coragem, selecionando,
utilizando e analisando estratégias para vencer desafios.
4. Equilíbrio emocional: reconhecer
emoções e sentimentos, bem como a influência que pessoas e situações exercem
sobre eles. Buscar manter-se seguro, tranquilo e otimista em situações
emocionalmente intensas.
5. Cuidados com saúde e desenvolvimento
físico: cuidar da sua saúde física, bem-estar, afetividade, sexualidade e evitar
exposição a riscos. Reconhecer, acolher e lidar com mudanças relativas à sua
faixa etária e aos fatores que afetam seu crescimento pessoal, físico, social,
emocional e intelectual.
6. Atenção plena e capacidade de reflexão: manter
atenção diante de estímulos que distraem ou competem por sua atenção. Descrever
e avaliar sua forma de pensar, integrando a prática reflexiva ao seu cotidiano.
Saber que equilíbrio da saúde física, mental e
social é fundamental para garantir não só a saúde, mas também o
bem-estar e produtividade dos estudantes.
Oficina
VI- montar coreografia para apresentar na culminância.
Avaliação
Esse momento pode
ser uma roda de conversa sobre as atividades realizadas.
Anexos
Referencias
Fonte: adaptado de
Borim et al. (2020); PHILIPPI (2014).
Bibliografia
BARBOSA, M. R.; MATOS, P. M.; COSTA, M. E. Um olhar
sobre o corpo: o corpo ontem e hoje. Psicologia & Sociedade [online],
2011, v. 23, n. 1, p. 24-34. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-71822011000100004.
Acesso em 24 out. 20021.
BORIM, M. L.; FERNANDES, C. A.; COSTA, M. A.;
CHRISTINELLI, H.; STEVANATO, K.; HENRIQUE, J. T. Prevalência de sedentarismo em
adultos obesos e sobrepesados. Revista Enfermagem Atual In Derme,
v. 92, n. 30, 30 jun. 2020.
BRASIL, Ministério
da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.
Acesso em: 5 out. 2021.
BRASIL. Ministério
da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da
Saúde. Guia de Atividade Física para a População Brasileira [recurso
eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde,
Departamento de Promoção da Saúde. Brasília:Ministério da Saúde, 2021. 54 p.:
il. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf.
Acesso em: 05 out. 2021.
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