sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

 

 

                                  PROJETO: Ginástica saúde corpo e mente.

 

 

 

 

                                                       

 

                                                          janeiro  -2023

Centro de Ensino em Período Integral S

Coordenador Pedagógico: Norma Fátima Costa Lima

Coordenadora Núcleo Diversificado: Luciana C B Morgado

Professor Articulador:

Professores colaboradores: Elane Arantes 

1.                  PROFESSOR ARTICULADOR:

Professora: PROFESSORES COLABORADORES:

 Projeto de trabalho apresentado à Equipe Gestora do CEPI  Santa Terezinha para ser desenvolvido na eletiva nesta Unidade de Ensino no  1º Semestre  do letivo de 2023.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                            

 

                                                    

 

 

                                                   Itapaci, janeiro  de 2023

1-      Título

“Ginástica Saúde corpo e mente”

2-      


4-      Justificativa

 Quando pensamos na prática de esportes na área educacional, a ginastica aeróbica é  uma das modalidades extracurriculares popular e que oferece mais benefícios às diferentes faixas etárias. É  fase na  adolescência que adquirem o habito de má postura, apresenta ansiedade e desconforto por causa das transformações do corpo, visando o bom desenvolvimento, corporal, social e emocional o projeto será direcionado através de oficinas nas quais exercitaremos as modalidades ginástica aeróbica, trazendo também o momento de relaxamento.    Dessa forma, adolescente  que pratica atividade física, especificamente a aeróbica , consegue se autoconhecer melhor e se relacionar com mais facilidade, bem como alcançar novas habilidades de foco e socialização, além de potencializar as já existentes. O  projeto terá a importância no que contribui o desenvolvimento da concentração e entender como funciona o desenvolvimento do corpo.

5-      Objetivos

5.1- Geral

Conhecer um breve histórico da prática de ginástica aeróbica no Brasil; ­ Identificar dos benefícios da prática desse exercício físico para a saúde; ­ Executar passos repetitivos conforme o ritmo da música

5.2Objetivos Específicos

Compreender o que ginástica aeróbica

Ampliar os conhecimentos sobre a prática da ginástica aeróbica como instrumento de promoção da saúde e lazer.

Identificar modalidades;

Desenvolver o hábito da concentração.

Identificar modalidades;

Desenvolver habilidades corporais e mentais;

6-      Áreas de conhecimento

Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Ciências biológicas

Linguagens e suas tecnologias- Arte, Educação Física.

Matemática e suas Tecnologias

7-Competências e habilidades

 7.1 Competências

 Compreender a função da ginástica aeróbia para despertar o pensamento científico, crítico;

  

 Exercitar o autoconhecimento e autocuidado;

Desenvolver a empatia e cooperação, responsabilidade e cidadania.

 

7.2 Habilidades

 

Com as vivências da ginástica, desenvolvem-se naturalmente as chamadas qualidades físicas como: resistência geral, coordenação, velocidade, equilíbrio, força, flexibilidade,  ritmo e a concentração

8-      Metodologia

Serão oficinas desenvolvidas em sala de aula , no pátio da escola e nas praças da cidade , uso dos computadores para pesquisas e conhecimento corporal e mental. Essas oficinas serão divididas em 5 etapas a serem desenvolvidas em semestre nos quais teremos 2 aulas semanais. 

Apresentar o projeto  falando os benefícios corporais e mentais da  ginástica e para que serve. Organizar uma apresentação dinâmica na qual deixará claro para os alunos que teremos  aulas divertidas e importante que desenvolverão habilidades que irá contribuir no aprendizado.

        Iniciar a aula  explicando  quais os benefícios de praticar ginástica na escola. Nesse momento esclarecer que aula de educação física é diferente de ginástica com  suas modalidades.

Oficina 01- Motivação – O porquê da Ginástica aeróbia

 Através do mapa mental traçar metas e criar estratégia de como serão os encontros.

Oficina 2- O que ginástica na escola e o que ela contribuirá no meu desenvolvimento do corpo e da mente. 

Oficina- 3- Ritmo aeróbico, exercitar a  ginástica aeróbica em seguida o   relaxamento.

Oficina- 4- Linha do tempo. Conceito de beleza. 

Oficina 05-  Equilíbrio corpo e mente. 

Oficina 6- montar coreografia para apresentar na culminância.

Oficina 7- Revisar e preparar a culminância

9-      Recursos  Didáticos

a)      Recursos e matérias

1-      Aparelho de som

1-      microfone

1-      Televisão

6-  Bolas

 Papais sulfite, cartolina, canetinhas, cola e tesoura.

b)      Recursos humanos

1 Professor modulado

2 professores parceiros.

10-  Proposta da culminância

Os alunos da eletiva montará um stand mostrando todo o trabalho realizado no desenvolvimento da eletiva, apresentará uma coreografia no ritmo aeróbico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

11-Cronograma

Atividades

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Elaborar o projeto juntamente com os professores parceiros.

X

 

 

 

 

 

Divulgação da Eletiva

x

x

 

 

 

 

Desenvolvimento da Oficina 1- A Motivação

 

x

 

 

 

 

Oficina- 2- O que ginástica na escola e o que ela contribuirá no meu desenvolvimento do corpo e da mente

 

x

x

 

 

 

Oficina- 3- Linha do tempo. Conceito de beleza. 

 

 

 

X

 

 

 

Oficina 4- Linha do tempo. Conceito de beleza. 

 

 

 

 

x

 

 

Oficina 5- Equilíbrio corpo e mente. 

 

 

 

 

 

 

Oficina 6-Montar e apresentar a coreografia para apresentar na culminância

 

 

 

 

x

x

                       

 

 

 

                                                                                                         

                                        Oficina I- A Motivação

Aula 01 e 02

Dinâmica com motivação Vídeo mostrando como é a ginástica aeróbica

Aula 03 e 04

Praticar o alongamento e primeiros passos aeróbicos

 Aula 05 e 06

Roda de conversa e registros de como é a ginástica aeróbica

Aula 07 e 08

Treino aeróbico na praça vizinha da escola.

                                                                                                         

                          Oficina II- O que ginástica na escola e o que ela contribuirá no meu desenvolvimento do corpo e da mente

Aula 09 e 10

Leitura e interpretação de textos informativos a modalidade Ginástica aeróbica

Aula 11 e 12

Desenhos em papel sulfite com modalidade aeróbicas.

Aula 13 e 14

 Montagem de um mural, expondo os desenhos e textos informativos.

Aula 15 e 16

Vídeos informativos que contribuirá com o desenvolvimento do corpo e mente.

 

                          Oficina III- Ritmo aeróbico

Aula 17 e 18

Leitura e interpretação de textos informativos sobre o Ritmo aeróbico

Aula 19 e 20

Desenhos em cartolinas dos rimos apresentados

Aula 21 e 22

 Montagem de um mural, expondo os desenhos e textos informativos.

Aula 23 e 24

Vídeos e organização da coreografia

Aula 31 e 32

Organização de coreografia para culminância

                          Oficina IV- Linha do tempo. Conceito de beleza. 

Aula 33 e 34

Leitura e interpretação de textos informativos sobre o conceito de beleza

Aula 35 e 36

Observar o modelo da linha do tempo de conceito de beleza e criar a linda do tempo embasado na explicação do professor.

Aula 37 e 38

 Montagem de um mural, expondo os desenhos e escrita  da linha do tempo.

Aula 39 e 40

Ensaios e preparação para culminância

 

                          Oficina V-  Oficina 5- Equilíbrio corpo e mente. 

Aula 33 e 34

Música de relaxamento com reflexão

Aula 35 e 36

Ensaios e preparação para culminância

Aula 37 e 38

 Organização da culminância

Aula 39 e 40

Montagem de murais para a  culminância

 

                          Oficina VI- Apresentação dos trabalhos na culminância  

 

Oficina I- Motivação – O porquê da Ginástica aeróbia

 Através do mapa mental traçar metas e criar estratégia de como serão os encontros.

Motivação

                  

 

Comprometimento da turma

Estabelecer metas, apoio e orientação do professor

                                                               

       

 

Realização da meta

                                                        

Ativação do relaxamento e concentração, atividade de relaxamento.

Foco e atenção, empenho na realização da tarefa.

Autoconfiança, aumentar a proposta das metas.

Pratica mental imaginar a tarefa sendo bem executada

             

       

 

Oficina II- O que ginástica na escola e o que ela contribuirá no meu desenvolvimento do corpo e da mente. 

 

Saúde-    Estado geral de equilíbrio no indivíduo, em seus diferentes aspectos e sistemas que caracterizam o homem; biológico, psicológico, social, emocional                                                               

Sedentarismo- Comportamento onde existe uma baixa prática de atividade física.

Obesidade- A obesidade é uma doença complexa, multifatorial e um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo, caracterizando-se por uma resultante do acúmulo de excesso de gordura corporal.

Nutrição saudável- Uma alimentação saudável é aquela que garante, em especial, que seu organismo esteja recebendo todos os nutrientes de que ele precisa. É necessário pensar em variedade, equilíbrio, quantidade e na segurança dos alimentos que estão sendo ingeridos.

          Oficina- III- Ritmo aeróbico

        Exercitar a  ginástica aeróbica em seguida o   relaxamento.

 

                 Oficina- IV- Linha do tempo. Conceito de beleza. 

·         Caderno para anotação.

·         Lápis ou caneta.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Construir junto com os alunos o conceito de beleza ao longo dos tempos, criando uma linha do   tempo com imagens e explicações sobre o que era valorizado em cada uma das épocas, como, por exemplo:

 

Em uma roda de conversa, mobilize os estudantes por meio de perguntas sobre alguns conceitos com distintos significados no senso comum que serão trabalhados na aula, por exemplo: O que é saúde? Esporte é saúde? O que é ter um corpo bonito? Ter um corpo bonito é ter saúde? O que é beleza? 

 

 

Oficina V-  Equilíbrio corpo e mente. 

 

Cuide do social e do emocional. Compreender a importância do social para saúde mental. ( aqui deverá garantir as 6 competências abaixo.) .

1- Autoconsciência: precisam conseguir construir um senso coerente de si mesmo, sendo capaz de compreender a perspectiva dos outros e identificar quando ela é diferente da sua.

2. Autoestima: devem ser aptos a compreender e desenvolver seus pontos fortes e fragilidades de maneira consciente e respeitosa, enfrentando pressões sociais e investindo no seu aprimoramento.

3. Autoconfiança: usar seus conhecimentos, habilidades e atitudes com confiança e coragem, selecionando, utilizando e analisando estratégias para vencer desafios.

4. Equilíbrio emocional: reconhecer emoções e sentimentos, bem como a influência que pessoas e situações exercem sobre eles. Buscar manter-se seguro, tranquilo e otimista em situações emocionalmente intensas.

5. Cuidados com saúde e desenvolvimento físico: cuidar da sua saúde física, bem-estar, afetividade, sexualidade e evitar exposição a riscos. Reconhecer, acolher e lidar com mudanças relativas à sua faixa etária e aos fatores que afetam seu crescimento pessoal, físico, social, emocional e intelectual.

6. Atenção plena e capacidade de reflexão: manter atenção diante de estímulos que distraem ou competem por sua atenção. Descrever e avaliar sua forma de pensar, integrando a prática reflexiva ao seu cotidiano.

 

 Saber que equilíbrio da saúde física, mental e social é fundamental para garantir não só a saúde, mas também o bem-estar e produtividade dos estudantes.

                                                            

Oficina VI- montar coreografia para apresentar na culminância.

Avaliação

Esse momento pode ser uma roda de conversa sobre as atividades realizadas.

 

 

 

 

 

                                                          

                                                                 Anexos

 

 

 

Referencias

https://novaescola.org.br/conteudo/3414/como-o-conceito-de-beleza-se-transformou-ao-longo-dos-seculos

 

 Fonte: adaptado de Borim et al. (2020); PHILIPPI (2014).

Bibliografia

BARBOSA, M. R.; MATOS, P. M.; COSTA, M. E. Um olhar sobre o corpo: o corpo ontem e hoje. Psicologia & Sociedade [online], 2011, v. 23, n. 1, p. 24-34. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-71822011000100004. Acesso em 24 out. 20021.

BORIM, M. L.; FERNANDES, C. A.; COSTA, M. A.; CHRISTINELLI, H.; STEVANATO, K.; HENRIQUE, J. T. Prevalência de sedentarismo em adultos obesos e sobrepesados. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 92, n. 30, 30 jun. 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 5 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia de Atividade Física para a População Brasileira [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Promoção da Saúde. Brasília:Ministério da Saúde, 2021. 54 p.: il. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf. Acesso em: 05 out. 2021.  

 

 

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